quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bertha Celeste Homem de Mello

          Filha de fazendeiros, escreveu, da cidade de Pindamonhangaba, em 1942, famosos versos que enviou à Rádio Tupi, em meio a cerca de 5000 outras cartas, como participante de um concurso promovido pelo cantor Almirante (Henrique Foréis Domingues), e que tinha por jurados Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão, membros da Academia Brasileira de Letras. A intenção de Almirante, que apresentava um programa na referida Rádio sobre música brasileira, era instigar mentes criativas a descartar o estranho e monótono "happy birthday to you", e marcar, em Língua Portuguesa, a representação da comemoração (a melodia já era mundialmente consagrada) do natalício de alguém.

          Fervorosa e carinhosa senhora! Além da graciosidade dos versos, ela fora uma das poucas concorrentes que quebraram a repetição de um verso só, o que encantou o júri. Vamos a eles:

          "Parabéns a você,
          Nesta data querida!
          Muita felicidade,
          Muitos anos de vida!"
          Após o inesperado sucesso, doutorou-se em Letras e passou a dedicar-se à poesia (livro "Devaneios", de que não encontro mais referências, infelizmente). Aos 54 anos de idade, mudou-se para Jacareí, onde lecionou por quase dez anos, vindo a falecer, em 1999, vítima de pneumonia.

          O pequeno relato é "filho" de bendito texto, escrito por Max Gehringer para a Revista Superinteressante, em 2001.

          Que, ao menos, pensemos na dedicada senhora que, com cinco minutos de seu tempo, alegra-nos até hoje, nas referidas festas, e tentemos cantar a música corretamente.

Nenhum comentário: